Vindimas de Mendoza, na Argentina, e de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são destaques.

As festas que comemoram as boas safras nos vinhedos deixaram de ser celebrações locais para ganhar o interesse dos viajantes mundo afora. As vindimas, como são chamadas, se tornaram eventos internacionais que, anualmente, atraem viajantes em busca de diversão e bons vinhos. Seja na Argentina, no Chile ou no Brasil, não faltam opções de roteiros enológicos.

Mendoza, na Argentina, é símbolo do poder do enoturismo na América do Sul. A vindima da cidade, que acontece no início de março, é um megaevento que dura vários dias e oferece desfiles e apresentações de música e dança, que ocorrem no chamado Ato Central. O pacote Mendoza – Festa da Vindima 2017, oferecido pela Visual Turismo, possui 5 dias, com saídas nos dias 1, 2 e 3 de março, inclui traslado e entrada para o Ato Central, além de passeio por duas vinícolas, com direito à degustação, e visita à Igreja de La Carrodilla e à cidade.

tour_vale_dos_vinhedos_05

Os que querem mergulhar no universo vinícola podem optar pelo pacote Experiência Malbec em Mendoza, que oferece dois dias de passeio pelas vinícolas dos vales do Uco e Lujan ou Maipu, na cidade argentina. As visitas incluem almoço e três degustações. Além disso, viajantes têm direito a um city tour panorâmico privativo e um jantar no restaurante 1884 Francis Mallmann, com bebidas e vinho, além do traslado.

vindima4_creditos_emerson_ribeiro

A versão brasileira da vindima tem espaço em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul – estado que concentra as principais vinícolas do País. O pacote Vindima Serra Gaúcha, de 4 dias, operado até março, inclui um tour pela Vindima de Bento Gonçalves com almoço harmonizado ao ar livre, visita a duas vinícolas da região, a Vinhos Cristófoli e a Vinícola Dal Pizzol, e um ticket bus tour por Gramado e Canela.

O vinho também está enraizado no DNA da cultura do Chile, seja na valorização do trabalho dos vinhedos, na gastronomia ou no conceito de lazer compartilhado pelos conterrâneos. Por isso, uma experiência completa de viagem pelo país inclui, além de paisagens fascinantes, a degustação de excelentes vinhos locais. E não é preciso ir muito longe de Santiago, sua capital, para viver esta experiência.

O pacote Santiago – Vinhos e Estrelas, de 6 dias, mostra que isso é possível. Em seis dias, viajantes são convidados a conhecer e degustar os vinhos de três vinícolas nos arredores da cidade: Concha y Toro, Undurraga e Haras de Pirque, onde um almoço também será servido. Além disso, o roteiro inclui meio dia de visita panorâmica à Santiago, com guia local que fala espanhol, um tour astronômico no Observatório Andino e um dia inteiro de visita à Isla Negra, com entrada para a Casa Museo de Pablo Neruda.

Para quem busca a experiência de se hospedar dentro de uma vinícola, a dica é o pacote Santiago & Vinícola Matetic, que inclui três noites de hospedagem em Santiago e duas noites no La Casona, um hotel-boutique que fica na propriedade da vinícola Matetic, no Vale do Rosário. Durante a estada no La Casona, com pensão completa e vinho nas refeições, viajantes podem ainda fazer um tour com degustação na vinícola e atividades como cavalgada, passeio de bicicleta, caminhada ou passeio em van. Em Santiago, é realizado um tour panorâmico pela cidade, visita à vinícola Concha y Toro com degustação e dia inteiro de visita ao Vale de Casablanca, com degustação na Vinícola Emiliana.

 

Quem faz:  www.visualturismo.com.br.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here