Verão, mar e um bom churrasco entre os amigos. Quem resiste? Essas paixões bem brasileiras cada vez mais demonstram uma união bem estável no meio náutico.

Não apenas os estaleiros nacionais já há muito tempo oferecem esse item, mas também se observa a vinda de iates estrangeiros para o Brasil tropicalizados com ela em destaque: a churrasqueira.

A procura por barcos com churrasqueiras pelos brasileiros tem aumentado muito e os estaleiros cada vez mais têm investido nesse item para agradar esse público. Guilherme Andrade, gerente de Vendas da Shaefer Yachts, diz que o brasileiro gosta de receber as pessoas, de festejar e preza pela vida em família. Ele acredita que a churrasqueira é um item importante e agregador para essas ocasiões e ressalta que os barcos com churrasqueiras são decisivos na escolha do cliente. Bem por isso o estaleiro, que é um dos primeiros a adotarem o item a seu portfólio de barcos, possui oito modelos entre 36 e 80 pés com o equipamento.

A Sessa Marine fez uma pesquisa com clientes e em feiras náuticas para sentir a necessidade do mercado em relação às churrasqueiras. A partir daí foram lançados os modelos Cruiser 40 e o Sessa Fly 42 com o item tipicamente brasileiro.

“O layout foi tão bem aceito no mercado que a Sessa está começando a produzir barcos na Europa com essa característica”, conta Massimo Radice, presidente do estaleiro no Brasil.

“Os brasileiros gostam de barcos com o espaço de popa amplo, com área de convívio social grande, mesa para acomodar bastante gente e a churrasqueira é um ótimo acessório para agregar valor a esse espaço e reunir todo mundo. Outra tendência que tem crescido no Brasil são os barcos com fly”, finaliza.

Outros grandes estaleiros nacionais e internacionais também possuem barcos com churrasqueiras e, em alguns modelos, ela aparece tanto na popa quanto no fly.

Para todos os barcos

Para os barcos que não possuem churrasqueira em seu projeto, existe a opção de instalação do equipamento nas embarcações. Esse mercado também apresentou aumento na procura e, segundo Rui Braz Cardoso, diretor da Tecnautika, fabricante de churrasqueiras náuticas, nos últimos anos as vendas aumentaram de 20 a 30%.

Elinton Selinger, da loja Barco Novo especialista em acessórios náuticos, explica que o tamanho das churrasqueiras portáteis não varia muito e vão de 36 a 42 cm. Há no mercado as de carvão e as a gás, sendo a Tecnautika a única fabricante brasileira do modelo a gás.

O que diferencia as churrasqueiras são tipos de suportes de fixação: para plataformas ou deck, para guarda mancebo, para porta varas, e os suportes laterais. Rui Braz reforça quanto à qualidade do material “O aço inox é o mais indicado para embarcações, pois qualquer outro material vai enferrujar principalmente pelo calor e pelo sal”, explica Elinton.

Os dois especialistas são unânimes em dizer que os modelos de plataformas ou decks são os preferidos. “Em geral esses modelos possuem uma mesa de madeira integrada, proporcionam espaço e conforto para um bom churrasco”, conta Selinger.

Os suportes de guarda mancebo são os mais utilizados em veleiros. O suporte fica prensado e pode ser fixado e retirado com facilidade, sem necessidade de furar o barco. Há também o modelo de porta varas, que é instalado no furo do porta varas do barco e é de fácil instalação. Para o suporte lateral é necessário furar o barco para a instalação da churrasqueira.

Independente do tipo de suporte, Selinger destaca que se deve evitar a instalação próxima ao motor e a mangueiras de combustível. Rui Braz instrui que os suportes de popa são mais indicados para barcos a partir de 22 pés e, para os menores, os mais indicados são de suporte lateral. Depois de instalada sua churrasqueira, é só curtir com um bom churrasco!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here