Saiba quais são os tipos de capotas para barcos e a funcionalidade de cada uma.

Por Camila Castro /redação Perfil Náutico

De várias formas, tamanhos e materiais, as capotas são a solução ideal para a proteção da embarcação tanto nos dias quentes quanto nos dias frios. No verão, os raios solares incidem com menos intensidade nos barcos com o uso das delas, melhorando até mesmo o conforto visual dos passageiros. Nos dias de inverno, fornecem abrigo do vento e da chuva, além de conforto térmico.

Evolução dos materiais

Com o passar do tempo, os materiais utilizados na fabricação da cobertura e da estrutura desses utensílios mudou.

“Como na fabricação dos barcos, os materiais empregados na confecção das capotas também evoluiu. Seu emprego é especifico para cada caso em conformidade com as severas condições do ambiente marinho”, conta Roberto Bailly, diretor da Bailly Capotaria Náutica.

Em relação à cobertura, podem ser utilizados materiais como tecido de poliéster com resina acrílica, de laminado de PVC e de tecido acrílico, este último considerado um dos mais resistentes quanto ao desbotamento e à incidência de luz. Já na estrutura da capota, são empregados alumínio anodizado, aço inox e plástico reforçado.

Bem conservadas

Mesmo com materiais de maior durabilidade atualmente, a manutenção das capotas ainda é uma atividade importante para quem quer mantê-la no melhor estado para uso.

“É ideal sempre que utilizar a embarcação, ao retornar, lavar o tecido da capota e seus tirantes com água corrente e deixar secar antes de fazer o recolhimento”, aconselha Vinicius Lemos, gerente comercial da Marvin Capotaria Náutica.

Segundo Lemos, a higienização do utensílio deve ser feita com sabão neutro utilizando uma escova macia e fazendo movimentos leves e circulares. Outra dica é não utilizar a capota aberta em velocidade e, se utilizar, não ultrapassar a velocidade de 10 nós.

Escolha a sua

Com diversas opções de materiais e projetos é possível escolher a capota ideal para o seu barco e suas necessidades. Conheça os principais modelos abaixo e escolha a sua:

Bimini: Protege a tripulação dos raios solares tornando o passeio de barco mais agradável. Garante sombra refrescante e circulação de ar nos dias quentes. Pode ser instalada com facilidade em diversos tipos de barcos: veleiros, lanchas pequenas e grandes. Sua estrutura articulada é móvel e simples, tornando rápida a prática de levantar e esticar a cobertura. Quando utilizada em veleiros deve ser fixada na popa e em embarcações maiores no flybridge.

Camper: Possibilita o fechamento total do ambiente, para quem deseja pernoitar a bordo ou navegar num dia frio. Geralmente utilizada em lanchas de tamanho médio, de passeio, com pequena cabine. É retrátil e fixa. Deve ser fixada no targa e no parabrisa ou na borda da embarcação.

Dog house: Especial para veleiros. Tem o intuito de amenizar o vento e os respingos na porta da cabine onde é instalado, bem semelhante a uma miniatura de capota com painel e sanefas. É muito utilizada em regiões de clima rígido. Feito sob medida para cada modelo de veleiro, ideal para navegação em dias frios e chuvosos. É fixa e retrátil e fixada na saída do cockpit.

T – Top: Possui estrutura fixa em forma de T e é utilizada nas pequenas lanchas de pesca. Seu formato permite que o pescador dê a volta no barco passando por fora de sua estrutura, facilitando a pescaria. É fixa na embarcação e deve ser fixada na direção do console central. Não é retrátil.

Saiba mais sobre como manter seu barco AQUI.