Conheça mais sobre a Fairline, estaleiro britânico que traz todo seu requinte para o mar.

 

Por Rafaella Malucelli, redação Revista Perfil Náutico.

Com mais de 50 anos de história, buscando sempre na paixão pelo que fazem a excelência, a Fairline Boats se consolidou no cenário internacional e cada vez mais conquista seu espaço aqui no Brasil. Hoje consolidada no mercado de surper yachts a marca britânica é reconhecida internacionalmente e está presente em mais de 40 países.

Da primeira embarcação do estaleiro, um modelo fluvial de 19 pés, construído em 1967 às margens do Rio Nene, em Oundle, leste da Inglaterra, ao luxuoso Squadron 78, muita coisa se passou. São 54 anos de trabalho, desde a aquisição do estaleiro em 1963, que resultou em reconhecimento pela coroa britânica. A cerimônia que aconteceu no Palácio de Buckingham, Londres (UK), a Fairline recebeu o prêmio The Queen’s Award para Empreendimentos 2008, um dos mais prestigiados que uma empresa britânica pode ganhar. A casa da Fairline Boats é localizada até hoje no mesmo local onde nasceu.

A linha internacional do estaleiro começou nos primeiros anos da empresa. Em 1971, quando o filho do fundador Jack Sam, assumiu o comando e lançou-se aos mares do mundo. Com essa expansão foi iniciada a produção de barcos maiores já três anos depois, com a Phantom 32 e logo depois o sucesso de vendas por 11 anos, a Fairline 40.

As duas linhas principais de barcos dos estaleiros Targa e Squadron nasceram em 1985 e 1991. Mesma época em que a farta produção exigiu que mais dois estaleiros fossem instalados em Weldon e Nene Valley. A primeira filial foi criada em 1998, a Fairline Boats of North America Inc. Isso foi dois anos após Derek Carter virar CEO da marca e bater o numero de 35 revendas pelo mundo.

De lá pra cá uma série de conquistas marcaram a história da Fairline Boats. Grandes lançamentos globais, recorde de produção e os 50 anos do lançamento da primeira embarcação Fairline, comemorado este ano. Veja vídeo AQUI.

Linhagem imperial

Todas as linhas de barcos da Fairline Boats são construídas de maneira exclusiva e o acabamento artesanal garante sofisticação. Famosos pela durabilidade e qualidade de navegação, os barcos passam por uma rigorosa avaliação e inúmeros testes no mar antes de saírem do estaleiro para as mãos do consumidor. Essas verificações podem chegar a duas mil em 30 horas de trabalho, apenas para certificar a garantia do produto. Tal esforço fez com que a Fairline fosse o primeiro estaleiro a receber o credenciamento de qualidade BS5750 / ISO9001.

Segundo o estaleiro, o diferencial está na dedicação dispensada para cada fase de montagem do barco. Na construção, um dos processos principais é feito manualmente, como a aplicação das camadas unidirecionais de fibras tramadas. Cada camada de revestimento de gel é escovada para uma máxima integridade, garantindo qualidade e desempenho melhores. No acabamento externo do casco são aplicadas duas camadas de gel e mais uma na parte interna que garante mais resistência e facilita o concerto em caso de batidas ou arranhões.

Estabilidade e conforto são garantidos pelo acabamento minucioso que evita ruídos e garante a sensação de estar em casa em alto mar.


TOP DE LINHA – SQUADRON

A linha Squadron foi criada em 1991 e tornou-se a menina dos olhos do estaleiro. Os iates mais luxuosos encontram-se nessa combinação de luxo, qualidade e performance. O acabamento é o grande diferencial de todos os barcos Fairline. Na linha Squadron o requinte é o grande destaque. A Squadron 65, top de linha do estaleiro, tem espaçoso flybridge, projetada nos estúdios do designer e arquiteto naval Bernard Olesinski.

O ESPORTIVO TARGA

Performance e estilo com espírito esportivo definem a linha Targa Gran Turismo da Fairline. Design arrojado e alto desempenho que permite chegar a 38 nós, os modelos Targa variam de 38 a 58 pés. Segundo o estaleiro, possui alta qualidade de navegabilidade que os diferenciam no mercado. Apesar de mais esportiva esse modelo de embarcação não deixa de apresentar luxo e conforto em seus salões e cabines.

NO BRASIL

Esse sangue real vem conquistando fãs em terras brasileiras. Há sete anos a Fairline Boats instalou-se no Brasil pelas mãos dos empresários Leonardo Senna e Ubirajara Guimarães da UK Iates. Com grande experiência no mercado de luxo na bagagem, foi Ubirajara ao lado do grande piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, irmão de Leonardo, que trouxe pela primeira vez a Audi para o Brasil e América Latina.

“Quando chegamos com a Audi no país, ninguém sabia o que era a Audi e o mesmo trabalho que fizemos para alavancar a marca faremos com a Fairline”, conta Ubirajara Guimarães. O empresário também conta que ele mesmo se interessou a trazer a Fairline ao país. “Uma vez um barco meu argentino afundou na marina e não quis passar o verão sem barco. Peguei um barco emprestado com um amigo e era uma Fairline 55 pés e vi a grande diferença. A partir deste momento sempre quis ter a representação, mas não foi fácil, pois eles já haviam se decepcionado com outros representantes aqui no Brasil. Só após conhecer nosso histórico nacional e internacionalmente conseguimos representá-los”.

Porém a historia de Ubirajara não começa já com a Fairline. Antes de trabalhar com a Audi, foi sócio da Mitsubishi Brasil. Ao lado de Eduardo Souza Ramos e Paulo Ferraz, tinham o estaleiro FAST, que produziu um 42 pés que levou o nome de Ayrton Senna.

“Pegamos a representação da Fairline por um ideal. Depois de trabalhar com a Mitsubishi e a Audi, não aceitaríamos representar qualquer barco”, declara. Os grandes vendedores da Fairline são os próprios marinheiros. “Todos eles querem trabalhar com Fairline por causa da segurança e a qualidade do produto. São barcos com uma camada a mais de resistência, ótima navegabilidade e acabamento de primeira. Nossos barcos nunca molham a proa, por exemplo. A diferença é visível”, detalha o empresário.

Acesse o site Fairline Brasil.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here