A Volvo Penta lança no São Paulo Boat Show o motor marítimo de lazer mais potente da marca, o D13-1000. O novo modelo faz parte de uma estratégia para atender barcos de médio e grande porte.

O lançamento do novo modelo atende a uma demanda dos próprios clientes da marca para embarcações de alto padrão. A marca executou uma série de melhorias no motor de 13 litros e nos sistemas de propulsão relacionados para oferecer um produto de destaque.

O modelo recebeu novos pistões, injetores de alta eficiência e sistemas de arrefecimento aprimorados. Combinados, esses novos itens oferecem um ganho 11% de potência em relação aos motores anteriores.

“Este lançamento aumenta a nossa competitividade no mercado brasileiro, pois entramos num segmento em que a Volvo Penta não estava presente. A partir da agora, oferecemos aos clientes a possibilidade de equipar embarcações de maior porte com os motores e sistemas de propulsão da marca”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

A relação potência-peso otimizada e o excelente torque na faixa de rotação baixa do D13-1000 proporcionam um nível inacreditável de potência sob demanda, característica que oferece aos proprietários de barcos premium a possibilidade de navegar mais rápido e chegar mais longe.

“São características que permitem aos proprietários de barcos de alto padrão navegar em velocidades maiores sem a necessidade de paradas constantes para reabastecimento”, destaca Baptista.

A excelência da engenharia e a atenção aos detalhes do projeto garantem ao motor  um desempenho, conforto e confiabilidade superiores, e está alinhada ao conceito de “Easy Boating” ou “facilidade de navegação” da marca.

Pacote integrado

A Volvo Penta oferece o pacote integrado D13-IPS1350 com um IPS atualizado. O conjunto recebeu o nome de D13-IPS1350. O motor de 1000 hp encaixado ao novo sistema IPS proporciona potência equivalente a um motor convencional de 1350hp.

Como pacote completo, o novo IPS tem todos os benefícios tradicionais do sistema. Provendo uma conexão sem interrupções do timão aos hélices, com tração superior na água. Quando comparado com uma instalação convencional de motor de centro, o Volvo Penta IPS proporciona mais autonomia e velocidade final superior. Também possui consumo de combustível e emissões reduzidos, vibrações reduzidas, e ruído a bordo reduzido. A configuração também permite mais espaço a bordo.

O torque ampliado em baixas rotações dá ao barco maior capacidade de manobra em baixas velocidades. Com a configuração compacta, há mais espaço a bordo, permitindo maior versatilidade e maior liberdade ao projeto.

Motor D13-IPS1350
Motor D13-IPS1350

 

 Testes

O conjunto D13-IPS1350 foi testado em campo em uma lancha de 68 pés. Os dados foram comparados com um motor de centro tradicional de 1360 hp. Mais leve, a unidade Volvo Penta permitiu um melhor deslocamento e consumiu 36% menos combustível. Além de ferecer aceleração muito mais rápida e uma velocidade final mais alta com menos ruído e vibrações.

A economia de 36% de combustível oferece uma autonomia de cruzeiro muito maior que um motor de centro típico. É possível, por exemplo, fazer uma viagem de ida e volta de Miami às Bahamas com um tanque de combustível.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here