Saiba as vantagens e desvantagens de cada uma.

Por Camila Castro / Redação Perfil Náutico

Guardar sua embarcação em uma marina e em uma vaga adequadas garante segurança e conservação ao seu barco durante o período de guarda, mas e na hora de escolher entre vaga seca ou molhada? Quais fatores analisar antes da decisão? Por qual optar?

Para Rossini Miranda, gerente da Marina Verolme, antes da escolha pela vaga seca, é necessário conhecer a estrutura da própria marina. “O local deve dispor de equipamentos confiáveis para o transporte e guarda dos barcos, os profissionais têm de ser bem treinados e o local deve oferecer um espaço adequado à acomodação das embarcações, ou seja, coberto, arejado e abrigado das intempéries”, explica o gerente.

Quando a opção for pela vaga molhada, a marina também deve oferecer uma área ampla de manobras, abrigada das ações dos ventos e uma boa infraestrutura, oferecendo água e energia.

Quadro comparativo

Após analisar os fatores acima, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada vaga. Confira abaixo um quadro comparativo que aponta as diferenças de cada opção de acordo com o especialista. Não fique em dúvida na hora de guardar sua embarcação:

 

  VAGA SECA

X

VAGA MOLHADA
VANTAGENS A embarcação permanece mais conservada. Isso porque não fica exposta às ações do tempo e ainda obtém manutenção minuciosa, fazendo com que o patrimônio mantenha-se valorizado.

X

A embarcação fica disponível para ser usada com mais facilidade, pois não depende de operação para ser colocada na água.

 

DESVANTAGENS A embarcação não fica disponível a qualquer hora, já que depende da operação de colocação e retirada da água.

X

Necessidade de maior manutenção. Anualmente, é necessário fazer a raspagem da tinta anti- incrustante para evitar o acúmulo de parasitas. Cuidado com os materiais metálicos para que não sofram corrosões.

 

MELHOR ÉPOCA PARA UTILIZAÇÃO Indicadas para todas as épocas do ano, desde que o local escolhido para a guarda tenha a infraestrutura necessária

X

O cliente deve optar pelas vagas molhadas na época em que o barco é mais utilizado. Em época de férias, por exemplo.

 

 Fotos: BR Marinas / Fábio Cavalcanti

Confira mais sobre Marinas e descontos para barcos !


 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here